Canal de Denúncias Confidencial
SUPERMERCADOS TONHÃO
O QUE É CANAL DE DENÚNCIAS E QUAL O SEU OBJETIVO?
O Canal de Denúncias é uma ferramenta de comunicação disponibilizada para o público interno e externo relatar situações de irregularidades e descumprimento do Código de Conduta Ética, políticas, normas e procedimentos internos, bem como de leis em geral. O Canal é operado fora do ambiente de rede e domínio do SUPERMERCADO TONHAO LTDA. e o recebimento das informações é efetivado de forma independente e ANÔNIMA, seguindo as boas práticas de mercado.
A principal finalidade é incentivar colaboradores, clientes, fornecedores e terceiros em geral a compartilharem informações sobre situações que representem irregularidades e/ou inconformidades com as leis e normas da empresa. Queremos identificar situações que representem irregularidades e/ou inconformidades que possam colocar em risco a integridade da empresa.
A denúncia pode ser feita de forma anônima ou identificada através do site mencionado neste documento. Ao fazer o relato é importante que se forneça o maior detalhamento possível para possibilitar uma apuração adequada. Procure responder as perguntas:
O Canal é gratuito, anônimo e está disponível a qualquer hora (24/7, 365 dias por ano)!
QUAIS AS SITUAÇÕES PODEM SER RELATADAS NO CANAL DE DENÚNCIAS?
O Canal está disponível para o público interno (dirigentes e colaboradores) e externo (clientes, fornecedores e o público em geral) ao SUPERMERCADO TONHÃO e é aberto para qualquer relato. Entretanto, o Canal de Denúncias não é o local adequado para todo tipo de situação. Muitas vezes relatos apresentados através do Canal referem-se a situações de natureza administrativa que podem ser resolvidas pela liderança.
O QUE EU DEVO DENUNCIAR:
Efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos;
Atos de má-fé praticados com a intenção de lesar, enganar ou levar vantagem de alguma forma, em detrimento do prejuízo, geralmente financeiro, da empresa;
Situação em que colaborador ou terceiro possua interesses privados (pessoais) que possam dificultar a tomada de decisões ou o exercício isento de suas atividades;
Situações de inconformidade com obrigações regulatórias de área ou setor;
Uso de bens para outras finalidades que não aquelas previstas ou subtração de um bem da organização;
É a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades, com o objetivo de desestabilizar emocional e profissionalmente o indivíduo. Pode ocorrer por meio de ações diretas (acusações, insultos, gritos, humilhações públicas) e indiretas (propagação de boatos, isolamento, recusa na comunicação, fofocas e exclusão social);
É o constrangimento com conotação sexual no ambiente de trabalho, em que, como regra, o agente assediador utiliza sua posição hierárquica superior ou sua influência para obter o que deseja.
Atitude preconceituosa (baseada em ideias preconcebidas) em relação a alguém, seja por questões raciais, de gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação econômica ou qualquer outro aspecto social;
Ato de reagir indevidamente ou punir o denunciante por conta de denúncia realizada em boa-fé.
O QUE EU NÃO DEVO DENUNCIAR:
IMPORTANTE:
Conflitos ou reclamações de relacionamento entre colaboradores devem ser comunicados aos gestores, que têm o papel de administrar casos desta natureza.
Nem toda cobrança por resultado ou discordância com o líder/coordenador/gerente é caso de assédio moral. O assédio moral não se configura em situações isoladas, que acontecem uma ou outra vez. A análise é feita caso a caso, com base nas informações trazidas pelo denunciante e pela coleta de outras informações.
Relatos recebidos que envolvam conflitos de relacionamento, sem a tratativa prévia por parte dos gestores e/ou do RH não serão considerados.
ENTENDA AS ETAPAS
Você preenche os dados e envia o relatório.
Os nossos servidores receberá sua denúncia ANONIMAMENTE.
A denúncia será encaminhada para apuração.
Você poderá verificar o andamento e retorno pelo número de protocolo e seu ID gerados.
A denúncia receberá o encaminhamento necessário.
AVISE-NOS SOBRE ASSUNTOS DE CONDUTA ÉTICA, COMPLIANCE E INTEGRIDADE
Seja transparente, ético e objetivo ao utilizar o Canal de Denúncias!
Em caso de dúvidas, converse com a sua liderança ou com a unidade de Governança.
Clicando nos botões abaixo, registre ou acompanhe seu relato através do seu número de protocolo:
Digite o Número do seu Protocolo:
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